Conseguir controlar quanto dinheiro entra e sai da empresa dela para realizar a melhor gestão possível, sabendo o quanto e onde deve investir. Confira!

Todo empreendedor, independente do tamanho da sua empresa, precisa conseguir controlar quanto dinheiro entra e sai dela para realizar a melhor gestão possível, sabendo o quanto e onde deve investir. Para isso, é necessário utilizar o Fluxo de Caixa!

Qual é a importância do Fluxo de Caixa?

Essa ferramenta irá garantir que a sua empresa acerte na hora de tomar decisões financeiras, pois antes de mais nada ela possibilita uma análise do seu cenário atual. Quais departamentos estão gastando mais? Quais estão trazendo maiores resultados? Onde está ocorrendo gastos desnecessários? Todas essas perguntas podem ser respondidas com um bom Fluxo de Caixa.

O seu funcionamento é basicamente baseado em análise de dados de pagamentos e valores recebidos mensalmente. Através deles, é possível fazer um balanço para ver se a sua empresa está gastando mais do que recebe, e assim poder criar planos reais de crescimentos e investimentos que são necessários para todos os negócios.

Como fazer da melhor forma?

Para realizar o melhor Fluxo de Caixa possível na sua empresa, é preciso ter dedicação, pois todos os valores, até mesmo aqueles de compras e gastos pequenos, devem ser inclusos, e disciplina, pois o caixa deve ser controlado todos os dias. Dessa forma, apesar de não ser uma tarefa difícil, é preciso ter em mente que ela demanda um bom trabalho e comprometimento, mas que também garante bons resultados no final.

O passo-a-passo que deve ser seguido consiste em:

1. Dividir as saídas de dinheiro em pelo menos 3 categorias principais: Fornecedores, Despesas, Impostos e Investimentos (podendo haver subdivisões ou até mesmo outras categorias)

2. Dividir as entradas de dinheiro em categorias como: Receitas com Produtos, Receitas com Serviços e Receitas não Operacionais.

3. Realizar os lançamentos de entradas e saídas diariamente

4. Analisar os resultados : primeiro ver os Resultados Consolidados, que mostram o panorama mensal do caixa, e depois fazer análises mais específicas com gráficos para ver se todos os números batem com a situação financeira atual da empresa.

Além disso, você também pode adicionar projeções futuras de recebimentos e gastos de dinheiro no seu Fluxo de Caixa, e assim conseguir ter uma visão melhor de como organizar as finanças da sua empresa.

Agora que você já sabe como realizar essa tarefa importante, você já pode realizar o planejamento ideal para a sua empresa, conseguindo investir e se adaptar ao mercado da melhor forma possível.

 

Fonte: Forbiz Business Software